LEI Nº 1.660 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013.

 

DISPÕE SOBRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO DE 2014 DO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

O Presidente do Poder Legislativo Municipal no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal de Marataízes aprovou, e com fulcro no art. 81, inciso IV e artigo 93, § 1º e 8º da Lei Orgânica Municipal promulga a seguinte lei:

 

Art. 1º - Em observância ao art. 165, § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, da Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000 e demais legislações pertinentes, o Orçamento do Município de MARATAÍZES, para o exercício de 2014 será elaborado e executado observando as diretrizes, objetivos, prioridades e metas estabelecidas nesta lei, compreendendo:

 

I - as prioridades e metas da Administração Pública Municipal;

 

II - a organização e estrutura dos orçamentos;

 

III - as diretrizes gerais para elaboração da lei orçamentária anual e suas respectivas alterações;

 

IV - as diretrizes para execução da lei orçamentária anual;

 

V - as disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais;

 

VI - as disposições sobre alterações na legislação tributária do Município;

 

VII - as disposições finais

 

 

CAPÍTULO I

DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

 

Art. 2° - As prioridades e metas especificadas no Anexo de Prioridades e Metas terão precedência na alocação de recursos no Orçamento de 2014, não se constituindo, todavia, em limite à programação das despesas, podendo caso necessário, serem incluídos outros perante abertura de créditos especiais conforme disposto no art. 27 desta Lei.

 

Parágrafo único - Na elaboração da proposta orçamentária para 2014, o Poder Executivo poderá aumentar ou diminuir as metas físicas estabelecidas nesta Lei, a fim de compatibilizar a despesa orçada à receita estimada, de forma a preservar o equilíbrio das contas públicas.

 

Art. 3° - As propostas que resultam em criação ou aumento de despesa obrigatória de caráter continuado, entendidas aquelas que constituam ou venham a constituir em obrigação constitucional ou legal do Município, além de atender ao disposto no art. 17 da Lei Complementar n° 101, de 2000, deverão, previamente à sua edição, ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Planejamento e à Secretaria Municipal de Finanças para que se manifestem sobre a compatibilidade e adequação orçamentária e financeira, para aprovação pelo Chefe do Poder Executivo.

                                    

CAPÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DOS ORÇAMENTOS

 

Art. 4º - O Orçamento para o exercício financeiro de 2014 abrangerá os Poderes Legislativo e Executivo.

 

§ 1° - Os Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social discriminarão a despesa por Unidade Orçamentária, segundo a classificação funcional e a programática, explicitando para cada projeto, atividade ou operação especial, valores da despesa por grupo e modalidade de aplicação.

 

§ 2º - A classificação funcional-programática seguirá o disposto na Portaria n.º 42, do Ministério de Orçamento e Gestão, de 14 de abril de 1999.

 

§ 3º - Na indicação do grupo de despesa, a que se refere o caput deste artigo, será obedecida a seguinte classificação, de acordo com a Portaria Interministerial n.º 163/01, da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Orçamento Federal, e suas alterações:

 

a)  Pessoal e Encargos Sociais (1);

 

b) Juros e Encargos da Dívida (2);

 

c) Outras Despesas Correntes (3);

 

d) Investimentos (4);

 

e) Inversões Financeiras (5);

 

f) Amortização da Dívida (6).

 

§ 4º - A reserva de contingência, prevista nesta Lei, será identificada pelo dígito 9, no que se refere ao grupo de natureza de despesa.

 

§ 5° - O Quadro Demonstrativo da Despesa - QDD - poderá ser detalhado em nível de elemento e alterado por Lei Específica.

 

Art. 5º - Para efeito desta Lei, entende-se por:

I - PROGRAMA: o instrumento de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no Plano Plurianual - PPA;

 

II - ATIVIDADE: um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo;

 

III - PROJETO: um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de governo;

 

IV - OPERAÇÃO ESPECIAL: as despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.

 

V - UNIDADE ORÇAMENTÁRIA: o menor nível da classificação institucional, agrupada em órgãos orçamentários, entendidos estes como os de maior nível da classificação institucional.

 

Art. 6º - Cada programa identificará as ações necessárias para atingir os seus objetivos, sob a forma de atividades, projetos e operações especiais, especificando os respectivos valores e metas, bem como as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação.

Art. 7º - Cada atividade, projeto e operação especial, identificará a função, a subfunção, o programa de governo, a unidade e o órgão orçamentário, às quais se vinculam.

 

Art. 8º - As categorias de programação, de que trata esta Lei, serão identificadas no projeto de lei orçamentária por programas, atividades, projetos ou operações especiais.

 

Art. 9º - Os orçamentos, fiscal e da seguridade social, compreendem a programação dos Poderes do Município.

 

CAPÍTULO III

DAS DIRETRIZES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DA LEI

ORÇAMENTÁRIA ANUAL E SUAS ALTERAÇÕES

 

Art. 10 - O Orçamento do Município para o exercício de 2014 será elaborado visando garantir a gestão fiscal equilibrada dos recursos públicos, a viabilização da capacidade própria de investimento e a captação de recursos com os Governos Estadual e Federal e organizações financeiras nacionais e estrangeiras, visando à aplicação de tais recursos para incremento da infra-estrutura municipal.

 

Parágrafo único - Os processos de elaboração e definição do Projeto de Lei Orçamentária para 2014 e sua respectiva execução, deverão ser realizados de modo a evidenciar a transparência da gestão fiscal.

 

Art. 11 - No projeto de lei orçamentária anual, as receitas e as despesas serão orçadas a preços correntes, estimados para o exercício de 2014, levando em consideração as alterações da legislação tributária, incentivos fiscais autorizados, a inflação do período e o crescimento econômico projetado com base nas potencialidades municipais, em especial, nas suas riquezas naturais, com base, inclusive, na reprojeção de arrecadação para 2013, tendo como parâmetro a arrecadação real do primeiro trimestre/2013.

 

Parágrafo único: Considerando que poderá ocorrer discrepância de projeções, tanto na estimativa da receita quanto na fixação da despesa, nos anexos constantes desta Lei, quando da elaboração da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2014 tais valores poderão ser reajustados.

 

Art. 12 - Na programação de investimentos, serão observados os seguintes princípios:

 

Parágrafo único – Deverão ser incluídos no PPA 2014-2017 os investimentos que irão figurar na Lei Orçamentária Anual, bem como as ações que assegurem sua manutenção.

 

Art. 13 - A estimativa de receita de operações de crédito, para o exercício de 2014, obedecerá ao disposto nas Resoluções 40/01 e 43/01, com suas posteriores alterações, expedidas pelo Senado Federal.

 

                        Art. 14 - A Reserva de Contingência será fixada em valor limitado a 3% (três por cento) da receita corrente líquida estimada.

 

                        Parágrafo único - Os recursos da Reserva de Contingência serão destinados ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e, de eventos fiscais imprevistos, ainda na obtenção de resultado primário positivo, se for o caso, bem como para abertura de créditos adicionais suplementares a critério do Chefe do Poder Executivo Municipal.

 

Art. 15 - As alterações do Quadro de Detalhamento de Despesa – QDD - nos níveis de modalidade de aplicação, elemento de despesa e fonte de recurso, observados os mesmos grupos de despesa, categoria econômica, projeto-atividade, operação especial e/ou unidade orçamentária, poderão ser incluídas para atender às necessidades de execução financeira-orçamentária do Executivo e Legislativo Municipal;

 

Art. 16 - As alterações decorrentes da abertura e reabertura de créditos adicionais integrarão os quadros de detalhamento de despesa e reger-se-ão pelo disposto no art. 167 da Constituição Federal, incisos V e VI e legislação específica sobre a matéria.

 

Art. 17 - Constituem riscos fiscais capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas do Município, aqueles constantes do Anexo III desta Lei.

 

Parágrafo único - Os riscos fiscais, caso se concretizem, serão atendidos com recursos da Reserva de Contingência e também, se houver, do excesso de arrecadação e do superávit financeiro do exercício de 2013 e, se for o caso,  com limitação de empenhos;

 

Art. 18 - O projeto de Lei Orçamentária que o Poder Executivo encaminhará à Câmara Municipal será composto de anexo dos orçamentos, discriminando a receita e a despesa, na forma definida nesta Lei.

 

Art. 19 - As emendas ao projeto de lei orçamentária ou aos projetos que a modifiquem somente poderão ser acatadas:

 

 

I – no caso de compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias e/ou inclusão nos mesmos;

 

II – caso indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes da anulação de despesas;

 

III – caso sejam relacionadas:

 

a)  com correção de erros ou omissões; ou

 

b)  com dispositivos do texto do projeto de lei.

 

IV – caso não visem recursos vinculados.

 

Art. 20 - A celebração de convênios com recursos do Tesouro Municipal a instituições educacionais, culturais, sociais, esportivas e de saúde, poderão ser realizados através de recursos orçamentários a serem inseridos na proposta orçamentária para o exercício de 2014, a título de subvenção ou contribuição, e para sua realização dependerão de autorização legislativa em lei específica.

 

Art. 21 – O Município na condição de interveniente poderá projetar a realização de convênio com a Petrobrás e outras instituições não governamentais e privadas, para desenvolvimento de projetos em parceria.

 

Art. 22 - O Poder Legislativo encaminhará ao Poder Executivo sua proposta orçamentária até 16 de agosto de 2013.

 

Parágrafo único - As Secretarias Municipais, através de seus respectivos representantes, deverão encaminhar até o dia 12 de julho de 2013 à Secretaria Municipal de Planejamento, suas propostas orçamentárias, que deverão constar no PPA 2014-2017;

 

Art. 23 – O Poder Executivo enviará até 30 de setembro de 2013 o Projeto de Lei do Orçamento para o exercício de 2014, à Câmara Municipal, que o aprovará até o dia 13 de dezembro de 2013 e devolverá ao Executivo Municipal para a sanção.

 

Parágrafo único – Caso o projeto de lei orçamentária de 2014 não seja sancionado até 31 de dezembro de 2013, será utilizado 1/12 (um doze avos) do orçamento vigente no exercício de 2013.

 

Art. 24 – O Município poderá receber bens ou valores em dação de pagamento:

 

I-   Os bens ou valores poderão ser objetos de alienação ou outras destinações devidamente autorizadas por lei;

 

Art. 25 - Os projetos de Lei Orçamentária e de Créditos Adicionais, Especiais ou Extraordinários, bem como suas propostas de modificações, serão detalhados e apresentados na forma desta Lei.

 

Parágrafo único - O projeto de Lei Orçamentária deverá conter autorização para abertura de créditos suplementares, até o limite de 80% (oitenta por cento) do total da proposta orçamentária, com transposição de dotações orçamentárias em cada Secretaria ou de uma para outra, utilizando os recursos previstos no art. 43, § 1º, inciso I, II e III da Lei Federal 4.320/64, sendo regulamentados por Decretos de competência do Poder Executivo Municipal.

 

CAPÍTULO IV

DAS DIRETRIZES PARA EXECUÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA

 

Art. 26 - Caso seja necessário a limitação do empenho das dotações orçamentárias e da movimentação financeira, para atingir as metas fiscais previstas no artigo 9º, e no inciso II, § 1º, do art. 31, da Lei Complementar nº 101 de 04/05/2000, esta será feita no prazo de 30 (trinta) dias subseqüentes ao término do prazo de publicação dos anexos da LRF, de forma proporcional ao montante de recursos alocados para o atendimento de “outras despesas correntes”, “investimentos” e “inversões financeiras” da Administração Direta e Indireta do Município.

§ 1º - Não serão objetos de limitação de empenho as despesas relativas a obrigações constitucionais e legais do Município, inclusive aquelas destinadas ao pagamento dos encargos da dívida pública.

 

§ 2º - Na hipótese da ocorrência do disposto no caput deste artigo, o Poder Executivo comunicará, para análise do Poder Legislativo, acompanhado de memória de cálculo dos parâmetros e da justificativa do ato, o montante que lhe caberá na limitação do empenho e da movimentação financeira.

 

Art. 27 - Durante a execução orçamentária de 2014, o Executivo Municipal, autorizado por lei, poderá incluir novos programas, projetos, atividades ou operações especiais no orçamento anual, bem como elementos de despesa na forma de Crédito Adicional Especial.

 

Parágrafo único – Os recursos correspondentes às dotações orçamentárias, compreendidos os créditos suplementares, destinados ao órgão do Poder Legislativo, serão entregues na forma do disposto no artigo 168, da Constituição Federal.

 

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES SOBRE A DÍVIDA PÚBLICA MUNICIPAL

 

Art. 28 - A Lei Orçamentária para o exercício de 2014 poderá conter autorização para contratação de Operações de Crédito para atendimento às Despesas de Capital, observado o limite legal de endividamento, com base nas receitas correntes líquidas apuradas até o segundo mês imediatamente anterior ao da assinatura do contrato.

 

Art. 29 - A contratação de operações de crédito dependerá de autorização em lei específica, conforme art. 32, I da Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES RELATIVAS ÀS DESPESAS COM PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS

 

Art. 30 - Os Poderes Executivo e Legislativo poderão utilizar como parâmetro na elaboração de suas propostas orçamentárias para pessoal e encargos sociais, observados os arts. 19, 20 e 71, da Lei Complementar n.º 101, de 2000, a despesa da folha de pagamento do mês imediatamente anterior a elaboração da proposta orçamentária, projetada para o exercício de 2014, considerando os eventuais acréscimos legais, inclusive alterações de planos de carreira e admissões para preenchimento de cargos.

 

Art. 31 - A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, inclusive reajustes, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelos Poderes Executivo e Legislativo, somente serão admitidos se, cumulativamente:

 

I - houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesas de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes;

II - observados os limites estabelecidos nos arts. 19 e 20, da Lei Complementar n°. 101, de 2000;

 

III - observada a margem de expansão das despesas de caráter continuado reprojetada no período da elaboração da proposta orçamentária;

 

Art. 32 - O Executivo Municipal adotará as seguintes medidas para reduzir as despesas com pessoal, caso elas ultrapassem os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal:

 

I - exoneração de servidores ocupantes de cargo em comissão;

 

II - demissão de servidores admitidos em caráter temporário;

 

III - eliminação de despesas com horas extraordinárias;

 

IV - eliminação de vantagens concedidas a servidores;

 

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES SOBRE ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

 

Art. 33 - O Poder Executivo Municipal poderá conceder ou ampliar benefício fiscal de natureza tributária com vistas a estimular o crescimento econômico, a geração de emprego e renda ou beneficiar contribuintes com baixa renda, desde que autorizado por Lei.

 

Art. 34 - As alterações na legislação tributária municipal, dispondo, especialmente, sobre IPTU, ISS, ITBI, taxa de Coleta de Resíduos Sólidos e Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, deverão constituir objeto de projetos de lei a serem enviados à Câmara Municipal, visando promover a justiça fiscal e contribuir para a elevação da capacidade de investimento do Município.

 

Art. 35 - Quaisquer projetos de lei que resultem em redução de encargos tributários para setores da atividade econômica ou regiões da cidade deverão apresentar demonstrativo dos benefícios de natureza econômica ou social.

 

Parágrafo único - A redução de encargos tributários só entrará em vigor quando satisfeitas as condições contidas no Art. 14, da Lei Complementar 101/00.

 

Art. 36 – Através de Lei específica, o Poder Executivo poderá proceder ao cancelamento dos tributos lançados e não arrecadados, inscritos em Dívida Ativa, cujos custos para cobrança judicial sejam superiores ao crédito tributário, não se constituindo como renúncia de receita.

 

CAPÍTULO VIII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 37 - As propostas de atos que resultem em criação ou aumento de despesa obrigatória de caráter continuado, entendida aquela que constitui ou venha a se constituir em obrigação constitucional ou legal do Município com a sua execução por um período superior a dois exercícios, face ao disposto no art. 17 da Lei Complementar nº 101, de 2000, deverão previamente à sua edição, ser encaminhadas a Secretaria Municipal de Finanças para que se manifeste sobre a adequação orçamentária e financeira destas despesas.

 

Art. 38 - Os créditos especiais e extraordinários autorizados nos últimos 04 (quatro) meses do exercício financeiro de 2013 poderão ser reabertos, no limite de seus saldos, os quais serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro de 2014 conforme o disposto no § 2º, do art. 167, da Constituição Federal.

 

Art. 39 - Cabe à Secretaria Municipal de Planejamento, ouvida a Secretaria Municipal de Finanças e as demais Unidades Administrativas e Orçamentárias, a responsabilidade pelo processo de elaboração do Orçamento Municipal.

 

Art. 40 – Deverão ser inseridos no PPA, para o exercício de 2014, os projetos e atividades constantes nessa Lei.

 

Art. 41 - Entende-se para efeito do § 3º, do art. 16 da Lei Complementar n.º 101, de 2000, como despesas irrelevantes, aquelas cujo valor não ultrapasse, para bens e serviços, os limites dos incisos I e II do art. 24 da Lei 8.666, de 1993.

 

Art. 42 - Integram esta Lei os anexos I, II, III e IV contendo:

 

I - Anexo I - Memória e Metodologia de Cálculo;

 

II - Anexo II - Metas Fiscais;

 

III - Anexo III - Riscos Fiscais;

 

IV - Anexo IV - Prioridades e Metas.

 

Art. 43 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Marataízes – ES, 13 de dezembro de 2013.

 

ADEMILTON RODOVALHO COSTA

Presidente da Câmara Municipal de Marataízes

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Marataízes.

 


ANEXO I

 

I.I - MEMÓRIA E METODOLOGIA DE CÁLCULO DAS METAS ANUAIS DE RECEITAS, DESPESAS, RESULTADO PRIMÁRIO, RESULTADO NOMINAL E MONTANTE DA DÍVIDA PÚBLICA.

As metas anuais de receitas do Município de MARATAÍZES foram calculadas a partir das seguintes receitas orçamentárias:

       

Especificação

PREVISÃO – R$

 

2014

2015

2016

RECEITAS CORRENTES

164.528.150,05

173.645.658,79

189.896.868,06

 Receita Tributária

9.581.619,58

10.302.473,70

11.079.788,63

 Receitas de Contribuições

2.383.500,00

2.593.248,00

2.821.453,82

 Receita Patrimonial

3.299.059,08

3.589.376,71

3.905.242,33

 Receita de Serviços

20.000,00

150.000,00

0,00

 Transferências Correntes

146.030.058,63

153.512.216,34

168.282.435,79

     Cota-parte do FPM

19.257.600,00

20.952.268,80

22.796.068,45

     Cota-parte do Royalties

89.623.376,75

93.010.072,77

103.370.395,88

     Receitas do FUNDEB

20.084.900,00

21.149.399,70

22.270.317,88

     Transferência Recursos SUS

4.889.118,97

5.148.242,27

5.421.099,11

 Outras Receitas Correntes

3.213.912,76

3.498.344,04

3.807.947,49

RECEITAS DE CAPITAL

3.098.505,85

1.023.002,50

1.025.026,72

 Operações de Crédito

0,00

0,00

0,00

 Amortização de Empréstimos

0,00

0,00

0,00

 Alienações de Bens

0,00

0,00

0,00

 Transferências de Capital

3.098.505,85

1.023.002,50

1.025.026,72

 Outras Receitas Capital

0,00

0,00

0,00

Total

167.626.555,90

174.668.661,29

190.921.894,78

Deduções para formação do FUNDEB

5.535.655,90

6.023.635,68

6.554.632,21

Total Líquido

162.091.000,00

168.645.025,61

184.367.262,57

 

As metas anuais de despesas foram calculadas a partir das seguintes despesas orçamentárias:

 

CATEGORIA ECONÔMICA E GRUPOS DE

PREVISÃO – R$

NATUREZA DE DESPESA

2014

2015

2016

DESPESAS CORRENTES

120.170.090,00

127.958.575,34

139.823.589,94

PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS

63.596.997,66

67.048.809,24

73.336.894,34

JUROS E ENCARGOS DA DIVIDA

20.000,00

21.760,00

23.674,88

OUTRAS DESPESAS CORRENTES

56.553.092,34

60.888.006,10

66.463.020,72

DESPESAS DE CAPITAL

40.300.000,00

39.000.000,00

42.700.000,00

INVESTIMENTOS

40.027.097,98

38.717.546,41

42.407.660,53

INVERSOES FINANCEIRAS

0,00

0,00

0,00

AMORTIZACAO DE DIVIDA

272.902,02

282.453,59

292.339,47

RESERVA DE CONTINGENCIA

1.620.910,00

1.686.450,26

1.843.672,63

RESEVA DE CONTIGENCIA

1.620.910,00

1.686.450,26

1.843.672,63

TOTAL DA DESPESA

162.091.000,00

168.645.025,60

184.367.262,57

 

Metodologia e Memória de Cálculo das Principais Fontes de Receitas e de Despesas

 

As receitas e despesas foram estimadas, segundo o seguinte cenário econômico:

 

VARIÁVEIS

2012

2013

2014

2015

2016

PIB real (crescimento % anual)

0,9

3,0

3,0

3,0

3,0

Inflação Média (% anual) projetada com base no IPCA

5,84

5,71

5,8

5,8

58

 

As estimativas de receita e despesa foram elaboradas, com exceção das ressalvas efetuadas a seguir, com base:

 

2011 e 2012

Receita – valores arrecadados;

 

Despesa – valores empenhados.

 

2013

Receitas – Foram relacionadas conforme Lei Municipal n°. 1.560/2012, que estimou a receita para o Município de Marataízes para o Exercício (Lei Orçamentária Anual), com valores ajustados com base na efetiva arrecadação no primeiro trimestre do mesmo exercício para umas e, para outras, com base no arrecadado em 2012 acrescidos de índices do IPCA, IPCA-E e PIB;

 

Despesas – Foram relacionadas conforme Lei Municipal n°. 1.560/2012, que fixou a despesa para o Município de Marataízes para o Exercício (Lei Orçamentária Anual), com valores ajustados considerando que o orçamento ficou aquém da realidade quando da sua elaboração;

 

2014 a 2016

Tanto a receita quanto a despesa foram calculadas com base no ano anterior, acrescidas da variação do PIB nacional e da inflação projetada, conforme quadro supra, salvo algumas particularidades, abaixo explicitadas.

 

I - RECEITAS

 

Receita Tributária

 

 

 

 

Metas anuais

Valor (R$)

Variação %

2011

4.681.160,39

-

2012

7.185.534,24

53,50

2013

8.915.410,00

24,07

2014

9.581.619,58

7,47

2015

10.302.473,70

7,52

2016

11.079.788,63

7,54

 

O aumento gradual e constante previsto para a receita tributária provém da expectativa de continuidade da política de intensificação da fiscalização tributária municipal.

 

Em virtude da receita tributária não ter uma arrecadação regular durante o exercício, como o IPTU, por exemplo, que concentra sua arrecadação no primeiro bimestre, projetamos a receita tributária para 2014, tendo como parâmetro a reprojeção de arrecadação de 2013, acrescido dos índices do IPCA e PIB; para o IPTU, utilizamos a estimativa de arrecadação feita pelo Setor Tributário para 2013, com o ajuste do IPCA-E em 5,77%. Para os exercícios seguintes, projetamos a arrecadação com o acréscimo dos índices de PIB e IPCA.

 

 

Transferências Correntes

 

 

 

 

Cota-parte do Fundo de Participação dos Municípios

 

 

 

Metas anuais

Valor (R$)

Variação %

2011

15.041.496,79

-

2012

15.479.671,75

2,91

2013

17.700.000,00

14,34

2014

19.257.600,00

8,8

2015

20.952.268,80

8,8

2016

22.796.068,45

8,8

 

A receita da cota-parte do FPM foi estimada  considerando o valor orçado para 2013 com o incremento do PIB e IPCA.

 

 

Cota-parte do Fundo de Compensações Financeiras (royalties)

 

Metas anuais

Valor (R$)

Variação %

2011

33.893.455,06

-

2012

52.804.641,26

55,80

2013

79.250.000,00

50,08

2014

89.623.376,75

13,09

2015

93.010.072,77

3,78

2016

103.370.395,88

11,14

 

 

A estimativa da receita de royalties para 2014 foi construída com base na arrecadação dos exercícios de 2011 e 2012 apresentamos em tabela supra, considerando a liminar que suspende a redistribuição dos royalties para os Estados que não são produtores. Para os exercícios seguintes, tiveram os reajustes do PIB e IPCA, sobre a projeção de 2014 e seguintes, com alguns cortes por prudência. Para o exercício de 2014 achamos conveniente tomar por base a arrecadação dos primeiros meses de 2013.

 

Transferências de Recursos do SUS

 

 

 

Metas anuais

Valor (R$)

Variação %

2011

3.463.266,73

-

2012

4.335.446,01

25,18

2013

4.549.771,86

4,94

2014

4.910.260,97

7,92

2015

5.195.056,10

5,80

2016

5.496.369,36

5,80

 

Por se tratar de recursos que regra geral advém de programas nos quais os repasses são efetuados mês a mês com valores fixos, tomamos como base o valor arrecadado no 1º bimestre de 2013 acrescidos da taxa de inflação média; para os exercícios seguintes tomamos por base o 2014 mais a inflação correspondente relativo ao reajustamento que estes programas terão ao longo desses exercícios.

 

Receitas do FUNDEB

 

 

 

 

Metas anuais

Valor (R$)

Variação %

2011

14.584.446,70

-

2012

16.258.222,37

11.48

2013

19.000.000,00

16,86

2014

20.084.900,00

5,71

2015

21.149.399,70

5,30

2016

22.270.317,88

5,30

 

Como o valor repassado do FUNDEB depende do número de alunos matriculados na rede municipal e do valor arrecadado das receitas que o compõem, quais sejam: ICMS, FPE/FPM, IPIexp, ITR, LC/87, IPVA e receitas de impostos, as oscilações nessas receitas influenciam diretamente no repasse. Em face disso, projetamos por prudência a receita do FUNDEB para 2014 pela arrecadação do primeiro bimestre do exercício de 2013 e para os exercícios seguintes acrescidos da taxa de inflação, com um corte de 0,5%, pois o ICMS-FUNDAP foi extinto.

 

Outras receitas correntes

 

 

 

 

Metas anuais

Valor (R$)

Variação %